Em 1988, Ton Roosendaal co- fundou o estúdio de animação holandês NeoGeo . Este estúdio rapidamente se tornou a maior casa de animação em 3D na Holanda. Dentro de NeoGeo , Ton foi responsável tanto pela direção de arte e desenvolvimento interno de software . Depois
de uma cuidadosa deliberação , foi decidido que o atual in-house 3D
conjunto de ferramentas necessárias para ser reescrita a partir do zero .
Em
1995 esta reescrita começou e foi destinada a se tornar a ferramenta de
software 3D que todos nós conhecemos agora como Blender. Em 1998, Ton fundou uma nova empresa chamada Not a Number ( NaN) , para continuar no mercado e desenvolver o Blender. Modelo de negócios da NaN envolvia fornecimento de produtos e serviços comerciais em torno do Blender . Em 2000, a empresa garantiu financiamento do crescimento por várias empresas de investimento. Meta
era criar uma ferramenta de criação livre para 3D interativo (on- line)
de conteúdo, e as versões comerciais do software para a distribuição e
publicação. Infelizmente,
devido às vendas decepcionantes e ao clima econômico difícil em curso ,
os investidores da NaN decidiram fechar todas as operações do início de
2002. A parada também incluiu a interrupção do desenvolvimento do Blender. Apoio entusiástico da comunidade de usuários e clientes não poderia justificar deixar o Blender desaparecer no esquecimento. Desde
o reinício de uma empresa com uma equipe suficientemente grande de
desenvolvedores não era viável , maio 2002 Ton Roosendaal começaram a
Fundação sem fins lucrativos Blender. O
primeiro gol da Blender Foundation era encontrar uma maneira de
continuar desenvolvendo e promovendo o Blender como um projeto de código
aberto baseado em comunidade. Em
julho de 2002 , Ton conseguiu que os investidores da NaN chegar a
acordo sobre um plano de Blender Foundation única para tentar abrir
Blender fonte . A
campanha "Livre Blender " procurou levantar 100 mil euros, como uma
taxa única para que os investidores da NaN concordaria em aberto Blender
sourcing. Para o choque de todos e surpresa a campanha atingiu os 100.000 euros objetivo em apenas sete semanas. No domingo, 13 de outubro de 2002 , o Blender foi lançado ao mundo sob os termos da GNU General Public License. O
desenvolvimento do Blender continua desde aquele dia conduzido por uma
equipe de voluntários dedicados distantes de todo o mundo, liderados
pelo criador original do Blender , Ton Roosendaal . Com
Blender de origem como uma ferramenta de criação de in-house , o
feedback do dia- a-dia ea interação de ambos desenvolvendo e usando o
software era uma de suas características mais marcantes . Em
primeiro 2,5 anos de desenvolvimento de código aberto , foi
especialmente esta singularidade do Blender que já provou ser difícil de
organizar e manter.Em
vez de obter financiamento para reunir desenvolvedores de software , a
Fundação Blender decidiu iniciar um projeto para reunir os artistas mais
destacados da comunidade Blender e desafiá-los a fazer um filme de
animação em 3D emocionante curta.Isto
é como " Project Orange " começou em 2005, o que resultou no primeiro
do mundo e amplamente reconhecido Abrir filme " Elephants Dream " . Não
só foi o inteiramente criada usando ferramentas Open Source , o
resultado final e todos os ativos , usado no estúdio foram publicados
sob uma licença aberta, o Creative Commons Atributo . Devido
ao grande sucesso do primeiro projeto de filme aberto, Ton Roosendaal,
estabeleceu o " Instituto Blender " no Verão de 2007 . Este
agora é o escritório permanente e estúdio para organizar mais
eficientemente os objetivos da Fundação Blender , mas especialmente para
coordenar e facilitar Open Projects relacionados a filmes em 3D , jogos
ou efeitos visuais.Em abril de 2008 o Projeto Peach , o filme aberto "Big Buck Bunny" , foi concluído no Instituto Blender. Em setembro de 2008 o jogo aberto " YoFrankie ! " foi lançado. Em
setembro de 2010 o curta-metragem " Sintel " estreou no Festival de
Cinema de Países Baixos, com uma exibição esgotaram em um teatro assento
450.Julho
de 2009, Ton recebeu um Doutorado Honorário em Tecnologia pela
Universidade Metropolitana de Leeds , por sua excepcional contribuição
para a tecnologia criativa . Início
de 2008 foi também o início do projeto Blender 2.5, uma grande
reformulação da interface do usuário , as definições de ferramentas,
sistema de acesso a dados, manipulação de eventos e sistema de animação .
Alvo
principal era re-implementar o núcleo do Blender , originalmente
desenvolvido meados 90ies , para trazê-lo à altura dos padrões de
interface contemporânea e métodos de entrada. A primeira versão alfa do Blender 2.5 foi apresentado na Siggraph 2009. A
equipe on-line de desenvolvedores desde então focada em trazer de volta
todos os 2,4 funcionalidade e acabamento do novo projeto de acordo com
as especificações. Com este trabalho quase terminado agora , a versão final do 2.5 vem sendo publicada em 2011. Em 2012, o foco foi colocado em desenvolver e exporing um gasoduto criação Visual Effect . Tópicos
que foram abordados incluíram rastreamento de movimento , resolução de
câmera, máscara , classificação e boa conduta de cor. Quinta Open Project do Blender Institute - as lágrimas curta-metragem de Aço - contribuiu muito para isso. Esse ano também marcou o lançamento do programa de parceria da Fundação Blender , a Rede Blender. Este
destina-se a facilitar e apoiar os utilizadores profissionais de
Blender , especialmente para os serviços de consultoria, treinamento e
suporte ao desenvolvimento. Graças
a doações e patrocinadores , a Fundação Blender atualmente emprega dois
desenvolvedores meia-hora para atividades de apoio . Um
outro desenvolvedor , e Ton Roosendaal, estão sendo contratados em
tempo integral por Blender Institute para o trabalho no Blender.
Amsterdam , julho de 2013.
Amsterdam , julho de 2013.
Fonte:http://www.blender.org/blenderorg/blender-foundation/history/
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